É engraçado. Quando eu comento para alguém dos meus planos de imigração parece que estou falando grego ou coisa parecida. As pessoas simplesmente não acreditam, acham que é algum tipo de "idéia passageira". Não sabem porém, que esta já é uma idéia antiga, ou melhor, um sonho antigo.
Desde que me entendo por gente, tenho essa vontade. O legal é que é especificamente para um único local, o Canadá! Não sei ao certo qual o motivo, sempre me encantou a idéia de morar em um local que misturasse inúmeras culturas (ei, o Brasil já é assim!), tradições e que, ainda por cima, fizesse frio. Sim frio!! Eu simplesmente odeio sair do banho e já começar a suar, como se fosse um porco na brasa.
Espera aí, quer dizer que você quer imigrar porquê faz calor em Natal? Não meu caro leitor, esse não é o grande motivo pelo qual eu quero morar no Canadá (apesar de entrar na lista). O que é então? humm vou tentar explicar de uma maneira que seja, da melhor forma possível, "imparcial".
O Brasil é um país lindo! Disso ninguém duvida. Eu moro onde o pessoal do sul/sudeste vem passar as férias. Todo dia eu vejo o morro do careca, nem ligo mais para a praia de ponta negra, andar de buggy então já perdeu a graça. Apesar disso, outros fatores que são importantíssimos para mim, e creio que para todos, não são contemplados.
Vou citar um a um os fatores que determinam o IDH de um país.
Economia
O Canadá apresentou no ano de 2005 um PIB (Produto interno bruto, ou seja grana produzida no país) US$ 1,114,00 milhões, ficando assim em 13º lugar. Enquanto isso, o Brasi teve um PIB de US$ 1.701.183. Opa muito melhor ficar no Brasil, pois tem muito mais dinheiro!! Calma cocada, diria Rony cocégas, apesar do bom desempenho do PIB o Brasil teve uma inflação de 3,1%, enquanto o Canadá apresentou 1,9%. Mas só isso não quer dizer muita coisa. Devemos lembrar, também, da péssima distribuíção de renda, muitos com pouco e poucos com muito. O Brasil é um país exportador por excelência, por isso temos um PIB tão elevado.
Enquanto o Brasil exporta laranja, o Canadá exporta tecnologia. Com essa deixa entramos em outro fator que faz parte do cálculo do IDH;
Alfabetização
Cerca de 12% dos brasileiros ainda são analfabetos. Outros 30% da população são considerados analfabetos funcionais - capazes de ler textos sem saber interpretá-los - e um terço dos jovens com idade entre 18 e 24 anos não frequenta escolas de ensino médio. Essas conclusões são da publicação Anuário 2007: Qualificação Social e Profissional divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Económicos (Dieese).
Veja na fonte.
No Canadá esse índice é de 1% e se resume a áreas polares e/ou campo. É uma triste constatação, porém não passa da realidade. Uma coisa "engraçada" que comentam, é que o Canadá tem a frota mais educada do mundo de taxistas. Na verdade esses são imigrantes que muitas vezes não conseguem se colocar no seu mercado de trabalho e precisam ganhar a vida. Isso mesmo, não é um mar de rosas.
Educação
No Canadá o ensino infantil e médio é gratuíto e de qualidade para todos, ou quase todos, existem péssimas escolas que são localizadas em periferias. As mamães de plantão podem colocar seus filhos em Kindergartens pagos que são de ótima qualidade em geral, mas como o governo não libera muitas concessões para abertura de novas creches, as que existem são lotadas e pode-se passar até seis meses para encontrar uma. As universidades são pagas, porém excelentes.
No Brasil o ensino médio e fundamental público são verdadeiras piadas. Alunos de oitava série que não sabem sequer escrever o nome. Tenho duas colegas da faculdade que dão aulas em escolas públicas, ambas cursam quarto período de comunicação, porém são professoras de: português, inglês (the book is on the table), história e geografia. Pode?? Não pode, mas existe. Apesar disso, sabemos que as universidades federais são mais disputadas e oferecem um melhor ensino, nunca a melhor estrutura, mas ensino com certeza. O legal é que para entrar em uma universidade pública, na grande maioria dos casos, você deve ter passado por um ensino médio privado. Poucos são os alunos de escolas públicas que conseguem. E tome cota para cobrir a incompetência.
Esperança de Vida
Chegamos no último e mais importante ponto.
Segundo números oficiais, em 2004 (olha que o bicho nem estava pegando nessa época) morreram assassinados no Brasil 48.374 pessoas. No Iraque morreram 18.655 de forma violenta, e ainda dizem que o Iraque está em guerra... Mamãe vou pra Kualheishdsdhw ou qualquer cidade cujo nome seja parecido com isso. Alááá!!
Vivemos cercados pela violência, sequestraram meu primo e a namorada, roubaram o notebook do meu irmão, roubaram dois cd players dos meus carros, vivemos com medo.
Mas no Canadá é diferente não é Café? é tudo muito tranquilo. Calma lá cara pálida. Existem problemas, a polícia de Toronto, a maior cidade do Canadá, está alarmada pois no ano passada morreram 53 pessoas de forma violenta.
Pausa para risadas longas.
Lógico que existe violência, de acordo com o relatório da polícia de Toronto em 2006 ocorreram: 5.000 roubos, 2.000 tentativas de estupro, 4.000 arrombamentos, 8.000 veículos roubados, etc. Existem problemas, mas não o sentimento de impunidade que aqui impera. O ser humano ainda é respeitado, a violência não é banalizada, não faz parte do cotidiano. Existe, mas não é rotina como aqui.
Preciso falar que a saúde do Canadá é pública e que o atendimento é igual para todos? No Canadá as pessoas tem acesso a hospitais de ponta para emergência, além dos walk-in-clinic para atendimentos rápidos. Claro que com isso existem demoras, ficar quatro horas na fila não é nenhuma novidade para os canadenses. Mas o importante é que, em uma emergência real, você terá atendimento de primeira qualidade sem ter que pagar a conta depois (Você já paga isso no imposto, cerca de 35% do salário vai pro saco com direto na folha).
Diante do exposto, acho que fica claro porquê o Canadá é o 4º no ranking de IDH e o Brasil é o 70º, atrás de potências como Tonga, Panamá, Trinidad e Tobago, além da toda poderosa Bósnia.
Existem outras razões, pelas quais eu quero imigrar, mas isso fica para os próximos posts.
Desculpem o tamanho do post, mas esse é o primeiro não é?! A estréia tem que ser potente. =)






1 comentários:
Realmente outro mundo!
Postar um comentário